terça-feira, 30 de setembro de 2014

Filme: A Caça (The Hunt, Dinamarca-2013)



A Caça foi um filme que me emocionou muito. A tortura psicológica a que um homem é submetido, quando injustamente é acusado de abuso sexual contra Klara, uma garotinha que além de sua aluna, é filha de seu melhor amigo; mostra bem o que acontece quando uma fofoca se transforma no caos da histeria coletiva.

Tudo começa quando Klara tenta em vão beijar o professor Lucas por quem nutre um amor infantil. Magoada com a óbvia recusa do adulto, a menina então inventa uma história para uma outra professora da escola, Grethe, e esta acreditando fielmente que a menina fala a verdade inicia então o que vêm a ser uma verdadeira caça as bruxas.
Lucas, perde seu emprego e vê quase todos os amigos se virarem contra ele, sendo hostilizado por todos na cidade, proibido de entrar nos estabelecimentos e de conviver em sociedade, o que acaba também prejudicando a vida de seu filho, que se vê obrigado pela mãe a se afastar ainda mais do pai, já que eles são divorciados e brigam pela custódia do menino.

                                           Grethe acredita que a menina não está mentindo, e
                                                acaba dando crédito pra fantasia da criança.

O que machuca na mentira é o efeito colateral que ela causa. Lucas se vê completamente humilhado, perseguido, desacreditado e desesperado. Em uma das cenas mais tocantes do filme, Lucas entra na igreja onde é celebrada a missa de natal da cidade e sobre olhares de repulsa dos presentes, encontra os pais da menina, e pede que o amigo olhe em seus olhos e veja a verdade.

                                              Lucas suplica ao amigo que olhe em seus olhos e
                                                                     veja a verdade


O fim do filme é controverso, e outra pessoa teria agido diferente. Mas a mensagem mostrada é a seguinte; se podemos ser cruéis acusando, também podemos ser absolutamente generosos, perdoando.


That´s All Folks!

Nenhum comentário:

Postar um comentário